quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Finalistas do "Concurso Mais e Melhores Leitores"





Decorreu na nossa Biblioteca Escolar a  pré-eliminatória para a escolha dos alunos que irão representar a nossa escola no Concurso "Mais e Melhores Leitores" na Biblioteca Municipal de Ovar no próximo mês de Abril. Assim, e agradecendo desde já a participação de todos os alunos envolvidos, passámos a enumerar os finalistas do 2º e 3º Ciclos:

Alunos do 1º Ciclo:
Ana Marcial Cardoso , 3º D, Escola do Outeiral
Bárbara Rios, 3º A, Escola da Estrada
Igor Oliveira, 4º C, Escola da Murteira
Alunos do 2º Ciclo:
Rafael Sá do 6ºA;
Joana Rocha do 5ºB;
Bruno Mendes do 5º B.

Alunos do 3º Ciclo:
Sofia Ferreira do 8ºA;
Dário Lucas do 7º A;
Daniela Felício do 7ºA.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sugestão de Leitura... Na nossa Biblioteca à tua espera.


O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos. O livro narra-nos a história de Zézé, um menino de seis anos, pobre, inteligente e sensível. Não encontrando na família e nas pessoas que o rodeiam o afecto de que necessita, Zézé entrega o seu amor às pequenas coisas, mas em especial a Xuxuruca ou Minguinho, o seu pé de Laranja Lima, que se torna o seu grande confessor, amigo e companheiro de brincadeiras.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Concurso "Faça lá um Poema"

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2011, que se realiza no CCB, no dia 20 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, lançam o desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia.
Procurando incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o concurso Faça lá um
poema destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele
poderão participar quaisquer alunos de escolas públicas ou privadas.
A entrega de prémios terá lugar no CCB a 20 de Março de 2011 e será integrada no programa
do Dia Mundial da Poesia.

Regulamento em: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/upload/ficheiros/regulamento_flp(1).pdf

Regulamento do Concurso "Dar Voz à Poesia" - Inscreve-te!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Gostas de Poesia? "Rua da poesia"- um site para visitares!

"Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca,
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca. "
                                       Alexandre O'Neill

http://www.ruadapoesia.com/content/view/37/38/

Livro recomendado para Janeiro! Podes requisitá-lo na nossa BE!



Era desobediente, teimoso e mimalho. Orelhas moucas para o que não lhe interessava e o primeiro a chegar. Animal de caça, mas nunca esteve para aí virado! Se o dono apreciava ir à caça, para ele era repugnante.

Ladrava, ladrava muito e a noite toda, se algo não estivesse de seu agrado. Ficava de castigo, claro, mas ainda ladrava mais e acabava por ganhar. Afeiçoava-se apenas a quem menos o queria por perto, o que era a quase toda a gente. Porém, era amável e enroscava-se sempre à volta de quem mais necessitava, nos momentos difíceis, ganhando assim a amizade de cada um. De repente, era o melhor amigo de todos e mesmo os que mais o detestavam, começavam a gostar dele.

Certo dia, o bicho começou a andar à roda e parecia descontrolado. Não se segurava em pé. Resolveram levá-lo ao veterinário. Estava doente e era algo grave. Teria que ficar por lá a passar a noite. Mas, no dia seguinte, o cão acordou cheio de energia, como se nada fosse. A situação repetia-se, vezes demais. Um dia, o cão rendeu-se. Sabia que não aguentava mais naquele estado e, com todo o apoio e lágrimas da família, faleceu perante uma vida recheada de bons momentos.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O Natal está a chegar...

Visita dos meninos do 1º ciclo - Escola da Estrada - à nossa feira do livro!

Foi com enorme prazer que recebemos hoje a visita dos alunos da Escola da Estrada na nossa feira do Livro! Que melhor combinação do que crianças e livros?
No final todos puderam sonhar ao ouvir um conto de Natal onde o protagonista não podia deixar de ser, nada mais nada menos, do que  o nosso Querido Pai Natal!





Acção de Sensibilização para a utilização segura de Redes Sociais

O Professor Paulo Santos tem vindo a apresentar na Biblioteca Escolar uma Acção de Sensibilização sobre a utilização segura de Redes Sociais. Muitos dos nossos  alunos têm ficado surpresos com o que ouvem pois alguns aspectos importantes relacionados com a nossa segurança passam-nos por vezes ao lado.



Poderás obter mais informações no site http://www.miudossegurosna.net/

Actividades do atelier de Escrita Criativa...

O Atelier de Escrita Criativa tem vindo a desenvolver as suas actividades com o empenho e criatividade, como  já nos habituou no ano passado. Durante este primeiro Período Escolar já foi responsável por duas exposições na nossa Biblioteca: a primeira no S.Martinho,  com umas magníficas quadras e a segunda, ainda patente no nosso espaço, com a magia do Natal.



terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Feira do Livro na Biblioteca!


Visita a nossa Feira do livro! Lá poderás encontrar excelentes livros para ti ou, quem sabe, para ofereceres a um amigo ou familiar especial!