segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Melhores Utilizadores da BE do 1º Período!
Resultado da Iniciativa "Fora da Estante" da nossa Biblioteca:
Parabéns aos 3 melhores!!
1º Lugar : Ângelo Manuel Rodrigues Oliveira , 5ºB (19 requisições)
2º Lugar : Rafael Marques Ribeiro, 6º A (17 requisições)
3º Lugar : Liliana Sousa Sá, 9º C (16 requisições)
Parabéns aos 3 melhores!!
1º Lugar : Ângelo Manuel Rodrigues Oliveira , 5ºB (19 requisições)
2º Lugar : Rafael Marques Ribeiro, 6º A (17 requisições)
3º Lugar : Liliana Sousa Sá, 9º C (16 requisições)
sábado, 26 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
O peso da biblioteca no alívio do orçamento familiar!
Ler para todas as bolsas
Maria José Vitorino
"O empréstimo de livros e outros documentos para leitura onde e quando o leitor quiser foi sempre uma prática fundamental do dia‐a‐dia das bibliotecas, em particular das bibliotecas de leitura pública, e das bibliotecas escolares que perfilham a visão dos Manifestos da IFLA adoptados pela Unesco desde 1978 até hoje. Uma tradição de partilha e cooperação? Sem dúvida, mas também de boas contas e economia de esforço. As mesmas verbas permitem beneficiar mais gente, concretizam o acesso a mais opções de escolha, e tornam efectivamente mais igualitário o acesso não apenas ao saber ler, mas ao desenvolver o saber ler, pela leitura intensa e extensa, do mesmo livro ou de milhares de livros diferentes, seja qual for o peso da bolsa de cada um. Dito isto, sabe quem lê e teve a fortuna de estabelecer intimidade com bibliotecas que faz muita diferença poder contar com este serviço, assente na confiança do vai‐e‐vem das obras, e na sua disponibilidade para todos os leitores, de acordo com o regulamento de empréstimo em vigor.(...)"
In NEWSLETTER da RBE- 06 ( Dezembro de 2010)
Maria José Vitorino
"O empréstimo de livros e outros documentos para leitura onde e quando o leitor quiser foi sempre uma prática fundamental do dia‐a‐dia das bibliotecas, em particular das bibliotecas de leitura pública, e das bibliotecas escolares que perfilham a visão dos Manifestos da IFLA adoptados pela Unesco desde 1978 até hoje. Uma tradição de partilha e cooperação? Sem dúvida, mas também de boas contas e economia de esforço. As mesmas verbas permitem beneficiar mais gente, concretizam o acesso a mais opções de escolha, e tornam efectivamente mais igualitário o acesso não apenas ao saber ler, mas ao desenvolver o saber ler, pela leitura intensa e extensa, do mesmo livro ou de milhares de livros diferentes, seja qual for o peso da bolsa de cada um. Dito isto, sabe quem lê e teve a fortuna de estabelecer intimidade com bibliotecas que faz muita diferença poder contar com este serviço, assente na confiança do vai‐e‐vem das obras, e na sua disponibilidade para todos os leitores, de acordo com o regulamento de empréstimo em vigor.(...)"
In NEWSLETTER da RBE- 06 ( Dezembro de 2010)
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Dia da Chandeleur!
Em França, neste dia, celebra-se La Chandeleur, a Candelária, o Dia da Luz, 40 dias depois do Natal. O nome tem origem na palavra « candeia ».
A tradição nasceu na época dos romanos era uma festa celebrada em honra do deus Pan. Durante toda a noite, os fiéis andavam nas ruas de Roma acenando tochas. Em 472, o Papa Gelasius1º decidiu cristianizar a festa. A Candelária passou então a simbolizar a purificação da Virgem Maria. Nesse dia, fazem-se procissões de velas em honra da Virgem.
Hoje, a Candelária é o dia dos crepes e constitui um momento mágico no seio das famílias francesas. Até há quem diga que se fizerm os saltar o crepe com a mão direita tendo uma moeda na mão esquerda, e se o crepe cair na frigideira, isso irá garantir prosperidade para toda a família ao longo do ano.
Vê este vídeo- como fazer crepes: http://www.saborintenso.com/f25/crepes-simples-7508/

A tradição nasceu na época dos romanos era uma festa celebrada em honra do deus Pan. Durante toda a noite, os fiéis andavam nas ruas de Roma acenando tochas. Em 472, o Papa Gelasius1º decidiu cristianizar a festa. A Candelária passou então a simbolizar a purificação da Virgem Maria. Nesse dia, fazem-se procissões de velas em honra da Virgem.
Hoje, a Candelária é o dia dos crepes e constitui um momento mágico no seio das famílias francesas. Até há quem diga que se fizerm os saltar o crepe com a mão direita tendo uma moeda na mão esquerda, e se o crepe cair na frigideira, isso irá garantir prosperidade para toda a família ao longo do ano.
Vê este vídeo- como fazer crepes: http://www.saborintenso.com/f25/crepes-simples-7508/

Dia Mundial das Zonas Húmidas
O Dia Mundial das Zonas Húmidas, celebra-se anualmente a 2 de Fevereiro desde 1997, marcando a data da assinatura da Convenção sobre Zonas Húmidas, que teve lugar em Ramsar (Irão) em 1971, e que tem como objectivo promover a conservação e a gestão sustentável destas zonas de grande importância ecológica e ao mesmo tempo tão sensíveis.
Em 2011, no 40º aniversário da data, que coincide com o “Ano Internacional das Florestas” - lançado oficialmente hoje - as celebrações têm como tema “Florestas, a água e as Zonas Húmidas”, focando-se nos tipos de florestas associados às Zonas Húmidas, na importância das florestas em geral e para um normal funcionamento das Zonas Húmidas.
A nossa biblioteca junta-se às comemorações apresentando uma pequena exposição sobre a temática.
Em 2011, no 40º aniversário da data, que coincide com o “Ano Internacional das Florestas” - lançado oficialmente hoje - as celebrações têm como tema “Florestas, a água e as Zonas Húmidas”, focando-se nos tipos de florestas associados às Zonas Húmidas, na importância das florestas em geral e para um normal funcionamento das Zonas Húmidas.
A nossa biblioteca junta-se às comemorações apresentando uma pequena exposição sobre a temática.
Finalistas do "Concurso Mais e Melhores Leitores"
Decorreu na nossa Biblioteca Escolar a pré-eliminatória para a escolha dos alunos que irão representar a nossa escola no Concurso "Mais e Melhores Leitores" na Biblioteca Municipal de Ovar no próximo mês de Abril. Assim, e agradecendo desde já a participação de todos os alunos envolvidos, passámos a enumerar os finalistas do 2º e 3º Ciclos:
Alunos do 1º Ciclo:
Ana Marcial Cardoso , 3º D, Escola do Outeiral
Bárbara Rios, 3º A, Escola da Estrada
Igor Oliveira, 4º C, Escola da Murteira
Alunos do 2º Ciclo:
Rafael Sá do 6ºA;
Joana Rocha do 5ºB;
Bruno Mendes do 5º B.
Alunos do 3º Ciclo:
Sofia Ferreira do 8ºA;
Dário Lucas do 7º A;
Daniela Felício do 7ºA.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT
Consulta o site e verás como é interessante!
http://evtdigital.wordpress.com/lista-tematica-completa/3d-2/
http://evtdigital.wordpress.com/lista-tematica-completa/3d-2/
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Sugestão de Leitura... Na nossa Biblioteca à tua espera.
O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos. O livro narra-nos a história de Zézé, um menino de seis anos, pobre, inteligente e sensível. Não encontrando na família e nas pessoas que o rodeiam o afecto de que necessita, Zézé entrega o seu amor às pequenas coisas, mas em especial a Xuxuruca ou Minguinho, o seu pé de Laranja Lima, que se torna o seu grande confessor, amigo e companheiro de brincadeiras.
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Concurso "Faça lá um Poema"
Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2011, que se realiza no CCB, no dia 20 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, lançam o desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia.
Procurando incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o concurso Faça lá um
poema destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele
poderão participar quaisquer alunos de escolas públicas ou privadas.
A entrega de prémios terá lugar no CCB a 20 de Março de 2011 e será integrada no programa
do Dia Mundial da Poesia.
Regulamento em: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/upload/ficheiros/regulamento_flp(1).pdf
Procurando incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o concurso Faça lá um
poema destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, e nele
poderão participar quaisquer alunos de escolas públicas ou privadas.
A entrega de prémios terá lugar no CCB a 20 de Março de 2011 e será integrada no programa
do Dia Mundial da Poesia.
Regulamento em: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/upload/ficheiros/regulamento_flp(1).pdf
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
domingo, 16 de janeiro de 2011
sábado, 15 de janeiro de 2011
Gostas de Poesia? "Rua da poesia"- um site para visitares!
"Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca,
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca. "
Alexandre O'Neill
http://www.ruadapoesia.com/content/view/37/38/
Como se tivessem boca,
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca. "
Alexandre O'Neill
http://www.ruadapoesia.com/content/view/37/38/
Livro recomendado para Janeiro! Podes requisitá-lo na nossa BE!
Era desobediente, teimoso e mimalho. Orelhas moucas para o que não lhe interessava e o primeiro a chegar. Animal de caça, mas nunca esteve para aí virado! Se o dono apreciava ir à caça, para ele era repugnante.
Ladrava, ladrava muito e a noite toda, se algo não estivesse de seu agrado. Ficava de castigo, claro, mas ainda ladrava mais e acabava por ganhar. Afeiçoava-se apenas a quem menos o queria por perto, o que era a quase toda a gente. Porém, era amável e enroscava-se sempre à volta de quem mais necessitava, nos momentos difíceis, ganhando assim a amizade de cada um. De repente, era o melhor amigo de todos e mesmo os que mais o detestavam, começavam a gostar dele.
Certo dia, o bicho começou a andar à roda e parecia descontrolado. Não se segurava em pé. Resolveram levá-lo ao veterinário. Estava doente e era algo grave. Teria que ficar por lá a passar a noite. Mas, no dia seguinte, o cão acordou cheio de energia, como se nada fosse. A situação repetia-se, vezes demais. Um dia, o cão rendeu-se. Sabia que não aguentava mais naquele estado e, com todo o apoio e lágrimas da família, faleceu perante uma vida recheada de bons momentos.
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
domingo, 9 de janeiro de 2011
Lince - conversor para a nova ortografia
O Lince é uma ferramenta de apoio à implementação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que converte o conteúdo de ficheiros de texto para a grafia neste momento a ser introduzida em vários países do espaço da CPLP. Suporta vários formatos e permite converter em simultâneo um número elevado de ficheiros de qualquer dimensão.
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=lince
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=lince
Subscrever:
Mensagens (Atom)





