terça-feira, 22 de março de 2011

Maratona de Leitura !

A Maratona de Leitura que decorreu durante todo o dia de ontem na nossa Biblioteca Escolar foi um sucesso! Alunos, Professores, assistente operacional da BE, algumas mães e até um tio-avó, soltaram a voz para diversas leituras em voz alta!  Das fábulas, aos contos, da poesia ao romance, de passagens de livros a histórias completas, de tudo foi lido, num longo dia onde as palavras falaram bem alto! 
A Equipa da BE agradece a todos os que colaboraram nesta iniciativa, sobretudo aos convidados que se deslocaram, de propósito à nossa escola! Sem todos eles, desde os leitores às várias plateias que foram passando pelo nosso espaço, este dia não teria feito sentido. Obrigada e continuação de  boas Leituras para todos!










































domingo, 20 de março de 2011

SEMANA DA LEITURA! de 21 a 25 de Março.

Começa já amanhã a Semana da Leitura! A nossa Biblioteca vai ser palco, pela primeira vez, duma Maratona da Leitura! Desde as 9 da manhã até às 16.45 vão passar pela nossa BE alunos, pais, funcionários, professores... todos com o mesmo objectivo - LER em voz alta, para que as palavras se espalhem pelo ar e digam, da melhor maneira, as boas vindas à Primavera que chega até nós!
Esse também é um excelente pretexto para inundar a nossa Biblioteca com flores ... e sabem uma surpresa?
Vai decorrer também no nosso espaço a FEIRA DA PRIMAVERA! Querem melhor combinação do que livros e flores?

segunda-feira, 14 de março de 2011

Formação para utilizadores na BE

Vai decorrer na próxima semana, para todas as turmas da escola, formação de utilizadores, no âmbito da utilização do Catálogo Colectivo de Ovar. O mapa com horários, turmas e professores acompanhantes, encontra-se na sala dos professores. Obrigada a todos pela colaboração!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Já ouviste falar no TOONDOO?

Toondoo é um  fantástico site para fazeres a tua própria Banda Desenhada!
Crias as tuas próprias personagens, faz os teus próprios cenários e diverte-te à grande!
http://www.toondoo.com/

Livros PNL da nossa BE - 2º e 3º ciclos

Agenda Cultural - Ovar

Dá uma olhadela na Agenda Cultural de Ovar!
Estão também lá presentes as actividades que vão decorrer na nossa biblioteca durante a semana da Leitura ( de 21 a 25 de Março)!


http://issuu.com/cmovar/docs/agenda_mar_o?viewMode=magazine&mode=embed

O Livro da Minha Vida! Exposição Colaborativa.

Convite a todos os professores e funcionários da escola para trazerem para a biblioteca o livro que, de alguma forma, marcaram a sua vida. Os livros “recolhidos” farão parte duma exposição patente na BE durante a semana da leitura (de 21 a 25 de Março) com a informação a quem pertence o livro.

A riqueza da Exposição só depende da COLABORAÇÃO de todos nós!!
                                                                                         A Equipa da BE

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O peso da biblioteca no alívio do orçamento familiar!

Ler para todas as bolsas
                                           Maria José Vitorino

"O empréstimo de livros e outros documentos para leitura onde e quando o leitor quiser foi sempre uma prática fundamental do dia‐a‐dia das bibliotecas, em particular das bibliotecas de leitura pública, e das bibliotecas escolares que perfilham a visão dos Manifestos da IFLA adoptados pela Unesco desde 1978 até hoje. Uma tradição de partilha e cooperação? Sem dúvida, mas também de boas contas e economia de esforço. As mesmas verbas permitem beneficiar mais gente, concretizam o acesso a mais opções de escolha, e tornam efectivamente mais igualitário o acesso não apenas ao saber ler, mas ao desenvolver o saber ler, pela leitura intensa e extensa, do mesmo livro ou de milhares de livros diferentes, seja qual for o peso da bolsa de cada um. Dito isto, sabe quem lê e teve a fortuna de estabelecer intimidade com bibliotecas que faz muita diferença poder contar com este serviço, assente na confiança do vai‐e‐vem das obras, e na sua disponibilidade para todos os leitores, de acordo com o regulamento de empréstimo em vigor.(...)"

                               In NEWSLETTER da RBE- 06 ( Dezembro de 2010)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dia da Chandeleur!

Em França, neste dia, celebra-se La Chandeleur, a Candelária, o Dia da Luz, 40 dias depois do Natal. O nome tem origem na palavra « candeia ».

A tradição nasceu na época dos romanos era uma festa celebrada em honra do deus Pan. Durante toda a noite, os fiéis andavam nas ruas de Roma acenando tochas. Em 472, o Papa Gelasius1º decidiu cristianizar a festa. A Candelária passou então a simbolizar a purificação da Virgem Maria. Nesse dia, fazem-se procissões de velas em honra da Virgem.

Hoje, a Candelária é o dia dos crepes e constitui um momento mágico no seio das famílias francesas. Até há quem diga que se fizerm os saltar o crepe com a mão direita tendo uma moeda na mão esquerda, e se o crepe cair na frigideira, isso irá garantir prosperidade para toda a família ao longo do ano.

Vê este vídeo- como fazer crepes:               http://www.saborintenso.com/f25/crepes-simples-7508/     




Dia Mundial das Zonas Húmidas

O Dia Mundial das Zonas Húmidas, celebra-se anualmente a 2 de Fevereiro desde 1997, marcando a data da assinatura da Convenção sobre Zonas Húmidas, que teve lugar em Ramsar (Irão) em 1971, e que tem como objectivo promover a conservação e a gestão sustentável destas zonas de grande importância ecológica e ao mesmo tempo tão sensíveis.


Em 2011, no 40º aniversário da data, que coincide com o “Ano Internacional das Florestas” - lançado oficialmente hoje - as celebrações têm como tema “Florestas, a água e as Zonas Húmidas”, focando-se nos tipos de florestas associados às Zonas Húmidas, na importância das florestas em geral e para um normal funcionamento das Zonas Húmidas.





A nossa biblioteca junta-se às comemorações apresentando uma pequena exposição sobre a temática.

Finalistas do "Concurso Mais e Melhores Leitores"





Decorreu na nossa Biblioteca Escolar a  pré-eliminatória para a escolha dos alunos que irão representar a nossa escola no Concurso "Mais e Melhores Leitores" na Biblioteca Municipal de Ovar no próximo mês de Abril. Assim, e agradecendo desde já a participação de todos os alunos envolvidos, passámos a enumerar os finalistas do 2º e 3º Ciclos:

Alunos do 1º Ciclo:
Ana Marcial Cardoso , 3º D, Escola do Outeiral
Bárbara Rios, 3º A, Escola da Estrada
Igor Oliveira, 4º C, Escola da Murteira
Alunos do 2º Ciclo:
Rafael Sá do 6ºA;
Joana Rocha do 5ºB;
Bruno Mendes do 5º B.

Alunos do 3º Ciclo:
Sofia Ferreira do 8ºA;
Dário Lucas do 7º A;
Daniela Felício do 7ºA.