A banda desenhada no estilo manga (japonesa)começa a ter presença cada vez maior em Portugal.Surgiu agora a revista trimestral "Banzai" que publica histórias de autores portugueses e, ocasionalmente, de autores estrangeiros. Os novos talentos terão agora a oportunidade de ver os seus trabalhos publicados e sujeitos à crítica dos leitores.
BANZAI é uma revista trimestral de banda desenhada no estilo manga (BD no estilo nipónico). É o resultado da crescente popularidade deste tipo de banda desenhada no nosso país, e do Projecto Sempai da NCreatures.
Manga - banda desenhada japonesa Manga (deve ler-se "mangá" ou "man-gá") é a palavra que dá nome às revistas de banda desenhada japonesa. Não confundas com "animê", que são os filmes de desenhos animados do Japão.
Sabes o que significa "manga"? Traduzindo literalmente significa "desenhos irresponsáveis" e é um termo que foi usado pela primeira vez pelo cartoonista e ilustrador Katsushi K Hokusai, em 1814. O termo referia-se a desenhos que faziam troça de situações políticas e sociais e que eram feitos por ele e por outros desenhistas da época. O responsável pela criação de um padrão de banda desenhada tipicamente japonesa foi Osamu Tezuka.
Mas afinal o que é que o manga tem de tão especial? Bom, em primeiro lugar a maneira como a história é contada assemelha-se à dos filmes, dividindo em vários quadrinhos o que normalmente era mostrado em um só. Depois os próprios bonecos têm um estilo muito próprio, com olhos grandes e expressivos, inspirados em personagens de Walt Disney (como o Bambi) e na maquilhagem do teatro tradicional "takarazuka". As criações de Tezuka incluem desenhos que se tornaram famosos em todo o mundo como Ribbon no Kishi (A Princesa e o Cavaleiro), Jungle Taitei (Kimba) e Tetsuwan Atom (Astro Boy), especialmente depois de serem adaptados para animê.
domingo, 22 de janeiro de 2012
Guimarães - Capital da Cultura 2012
"Os nossos afectos”, título escolhido para o espectáculo idealizado pelo guitarrista vimaranense Manuel D’ Oliveira, abriu com a flauta de Rão Kyao e a actuação de um grupo de dançarinos que foi traçando quadros evocativos da história da cidade Guimarães ao som da Fundação Orquestra Estúdio. Numa grande tela no fundo do palco iam sendo projectados esboços de edifícios emblemáticos da cidade Património Mundial da Humanidade quando um grande cortejo de figuras históricas entrou em cena, guiado pelo Grupo de Caixas e Bombos Nicolinos. Após o quadro marcado pelo período medieval, surgiu na tela uma projecção do mar, sinal dos Descobrimentos e de uma evocação da lusofonia, que contou com a voz e a guitarra do brasileiro Chico César, com o fado de Cristina Branco e novamente com a flauta de Rão Kyao. Foi à fadista que coube fazer a passagem para o futuro com uma música evocativa de 2012, a que se seguiu a entrada em palco dos dançarinos, já em trajes contemporâneos, e a projecção na tela de frases como “o que é verdadeiramente tradicional é a evocação do futuro” e de símbolos da Capital Europeia da Cultura. Com enormes balões saltando sobre o público e a actuação do grupo coral “A Outra Voz”, constituído no âmbito da área Comunidade da CEC, o espectáculo terminou em tom de festa ecoando no Pavilhão Multiusos frases como “vamos descobrir”, vamos agitar”.
in Jornal "Público" 21 de Janeiro de 2012
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Lançamento do Livro "Perspectiva Histórico - Contemporânea da Educação Física em Portugal"
Foi com bastante orgulho que a nossa Biblioteca Escolar "Além das Letras" foi palco, na última quinta-feira, num final da tarde muito cultural, do lançamento do livro "Perspectiva Histórico - Contemporânea da Educação Física em Portugal". A professora de História e Geografia de Portugal, Branca Santos ( elemento da nossa Equipa da BE), falou-nos um pouco sobre o autor e fez uma interessante resenha da obra.
Esta obra ajuda-nos a compreender a evolução da Educação Física em Portugal e a formação dos seus profissionais durante o último século.
Dois dos principais aspectos da obra dizem respeito aos principais momentos históricos da Educação Física em Portugal e de como os seus profissionais foram construindo uma identidade profissional.
Simultâneamente com o lançamento do livro foi inaugurada a exposição "A sala de aula no tempo dos meus pais e avós", também no espaço da BE. Os alunos do 9º A, Sofia Ferreira e Emanuel Ferreira, vestidos a rigor, tornaram a nossa exposição muito mais interessante, ou não fossem eles a imagem viva dos jovens com participação, sempre alegre e ativa, nas atividades promovidas no Agrupamento.
Autor do Livro : "Perspectiva Histórico - Comtemporânea da Educação Física em Portugal"
Agradecemos muito a presença do autor que nos presenteou (e, cá para nós, nos deixou muito orgulhosas!) com a escolha do nosso espaço para lançar o seu livro!
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Exposição na BE : "A sala de aula no tempo dos nossos pais e avós".O Museu vem à escola!!
A Biblioteca Escolar vai ter patente a partir do dia 12 de janeiro, uma exposição onde poderás ver alguns dos objetos mais emblemáticos das salas de aula do tempo dos nossos pais ou avós. A exposição terá objectos de grande valor patrimonial, cedidos gentilmente pelo Museu escolar Oliveira Lopes.
Nâo podes perder a oportunidade de ver de perto material didático, mobiliário, brinquedos e outros objectos que estiveram a uso sobretudo no tempo do Estado Novo!


O Museu Escolar Irmãos Oliveira Lopes, inaugurado em 1996, tem como missão preservar e divulgar a memória e o património da Escola Primária Oliveira Lopes e seus beneméritos. A sua coleção é resultado da recolha de peças e documentos efectuada pelo professor Joaquim de Almeida Pinho, que naquela escola leccionou mais de três décadas. Destacam-se inúmeras peças de elevado valor patrimonial, nomeadamente, mobiliário, material didáctico, brinquedos e a temível palmatória, mais conhecida como a “menina dos 5 olhos”.
Nâo podes perder a oportunidade de ver de perto material didático, mobiliário, brinquedos e outros objectos que estiveram a uso sobretudo no tempo do Estado Novo!


O Museu Escolar Irmãos Oliveira Lopes, inaugurado em 1996, tem como missão preservar e divulgar a memória e o património da Escola Primária Oliveira Lopes e seus beneméritos. A sua coleção é resultado da recolha de peças e documentos efectuada pelo professor Joaquim de Almeida Pinho, que naquela escola leccionou mais de três décadas. Destacam-se inúmeras peças de elevado valor patrimonial, nomeadamente, mobiliário, material didáctico, brinquedos e a temível palmatória, mais conhecida como a “menina dos 5 olhos”.
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)








