Alguns alunos da nossa escola tiveram uma oportunidade única : conheceram pessoalmente o escritor Álvaro Magalhães na Biblioteca Municipal de Ovar!
Foi emocionante ouvir e dialogar com o escritor sobre a sua vida e obra!Gostámos todos dele como pessoa e agora...quando estivermos a "saborear" os seus textos vai ser ainda melhor!
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
domingo, 25 de outubro de 2009
Andam Bruxas à solta!
Visita Especial à nossa BE!
Os meninos da Pré da Escola da estrada - Maceda vieram à nossa Biblioteca e foi um enorme prazer recebê-los! O colorido destas crianças e o sorriso das suas carinhas alegraram ainda mais o nosso espaço! Voltem sempre.
domingo, 18 de outubro de 2009
Alimentação Saudável
Este foi o documentário que os alunos do 5º Ano assititam atentamente na nossa Biblioteca! Agora já sabemos: Uma alimentação saudável é boa para nós e o Planeta Agradece!
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Dia Mundial da Alimentação
Os alunos de todas as turmas do quinto ano e a turma do 6ºP.C.A passaram hoje na biblioteca no âmbito da comemoração do Dia da Alimentação. Viram os trabalhos em exposição sobre esta temática, elaborados pelos alunos do sexto ano e pelo Clube da Escrita criativa, e assistiram a um documentário sobre "Alimentação Saudável"
Estão todos de parabéns... Os que elaboraram os trabalhos e os nossos visitantes, que se portaram lindamente participando em tudo, com a vivacidade própria de quem se alimenta muito bem!
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Prémio Nobel da Literatura 2009

O Prémio Nobel da Literatura foi atribuído este ano à escritora alemã de origem romena Herta Müller, de 56 anos.
A Academia sueca sublinha que Herta Müller consegue, "com a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa, retratar o universo dos desapossados".
Müller é autora de livros como “O homem é um grande faisão sobre a terra”, editado em Portugal pela Cotovia, e “A terra das ameixas verdes”, publicado a nível nacional pela Difel.
domingo, 11 de outubro de 2009
Nobel da Paz 2009
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Dia da Alimentação
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Mês Internacional das Bibliotecas!
Manifesto da Biblioteca Escolar
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para
sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no
conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências
para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.
Missão da Biblioteca Escolar.
in " Manifesto elaborado pela Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas e aprovado pela Unesco"
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para
sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no
conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências
para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.
Missão da Biblioteca Escolar.
in " Manifesto elaborado pela Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas e aprovado pela Unesco"
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Outubro: Mês International das Bibliotecas




Objectivos da IASL
Os objectivos da International Association of School Librarianship (IASL) Inc. são:
• Defender o desenvolvimento de bibliotecas escolares em todos os países;
• Promover a integração dos programas de biblioteca escolar para a instrução e desenvolvimento do currículo da escola;
• Promover a preparação profissional e formação contínua do pessoal da biblioteca escolar;
• Promover e alargar as relações entre os bibliotecários escolares e outras profissões relacionadas com crianças e jovens;
• Promover a investigação no domínio da biblioteconomia.
• Promover a publicação e divulgação de informações sobre advocacia e iniciativas de sucesso do programa de bibliotecário escolar;
• Compartilhar informações sobre os programas e materiais para as crianças e jovens de toda a comunidade internacional;
• Iniciar e coordenar actividades, conferências e outros projectos na área da biblioteconomia escolar e serviços de informação.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
terça-feira, 29 de setembro de 2009
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
30 anos de escrita da escritora Alice Vieira
No âmbito das comemorações dos 30 anos da autora Alice Vieira, a Bertrand e a Editorial Caminho promovem o concurso de escrita criativa com o tema"Meia Hora para Mudar a Minha Vida". Este concurso é dirigido a todos os jovens dos8 aos 16 que deverão concorrer com um texto original, com personagens originais e num máximo de 3 páginas dactilografadas. Os trabalhos deverão ser enviados para:Meia Hora para Mudar a Minha Vida
Editorial Caminho
Rua Cidade de Córdova, nº 2
2610-038 ALFRAGIDE
domingo, 27 de setembro de 2009
sábado, 26 de setembro de 2009
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
O Vintém esteve na nossa biblioteca!!



A música de Paulo Vintém arrasou na sexta-feira, à noite ,na Escola E.B. 2/3 de Maceda!
Alunos, Pais, Professores, Funcionários e Amigos em geral, vibraram numa noite quente que assinalou o início de um Novo Ano Lectivo que se deseja assim:
Vibrante, Participativo, Cooperativo, e muito Cool!
A Lua que espreitava atrás do palco e as estrelas que pareciam dançar no céu, assistiram admiradas ao espectáculo de som e luzes que rasgavam o céu...
Os alunos da escola pularam, dançaram e cantaram a plenos pulmões...Afinal a escola pode ser também um sítio muito fixe!!
As Associações de Pais trabalharam, com afinco, conjuntamente com alguns funcionários da escola e...(posso falar com conhecimento de causa!) as bifanas estavam óptimas, os cachorros quentes deliciosos e o caldo verde divinal... Bem hajam.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Dia Internacional da Paz (ONU) - 21 de Setembro de 2009

Na nossa biblioteca o Dia Internacional da Paz foi o pretexto para a visualização de um power point sobre essa temática, seguido de alguma reflexão conjunta sobre este assunto. Passaram por lá algumas turmas da escola com a respectiva Professora de EMRC. É sempre agradável reflectir sobre assuntos tão importantes e que dizem respeito a todos nós.
Regresso às aulas
O regresso às aulas é sempre algo de mágico! Novos amigos, novos professores, novos livros...
Um friozinho na barriga...e lá vamos nós!
Sabe tão bem verificar que os nossos medos e receios não passam de meros "macaquinhos no sotão"... Que afinal ninguém reparou naquelas malditas borbulhas que tinham que aparecer no primeiro dia de aulas...que afinal a nova turma até parece ser muito fixe!
Bem... novo ano escolar e as palavras da nossa mãe ainda a martelar na nossa cabeça:"Tens que te aplicar bastante neste ano...tens que estudar e, por favor, não faças como no ano passado, que só estudavas na véspera dos testes!"
Os profes até parecem porreiros...mas na apresentação ainda não dá para ver bem!
Os nossos colegas parece que cresceram todos meio metro...Será que também cresci? A miúda do 7º A está cada vez mais gira!
E lá está a maldita campainha... Não perdeu o pio nas férias?!!
Um friozinho na barriga...e lá vamos nós!
Sabe tão bem verificar que os nossos medos e receios não passam de meros "macaquinhos no sotão"... Que afinal ninguém reparou naquelas malditas borbulhas que tinham que aparecer no primeiro dia de aulas...que afinal a nova turma até parece ser muito fixe!
Bem... novo ano escolar e as palavras da nossa mãe ainda a martelar na nossa cabeça:"Tens que te aplicar bastante neste ano...tens que estudar e, por favor, não faças como no ano passado, que só estudavas na véspera dos testes!"
Os profes até parecem porreiros...mas na apresentação ainda não dá para ver bem!
Os nossos colegas parece que cresceram todos meio metro...Será que também cresci? A miúda do 7º A está cada vez mais gira!
E lá está a maldita campainha... Não perdeu o pio nas férias?!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)

















