sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Visita dos meninos do 1º ciclo - Escola da Estrada - à nossa feira do livro!
Foi com enorme prazer que recebemos hoje a visita dos alunos da Escola da Estrada na nossa feira do Livro! Que melhor combinação do que crianças e livros?
Acção de Sensibilização para a utilização segura de Redes Sociais
Poderás obter mais informações no site http://www.miudossegurosna.net/
Actividades do atelier de Escrita Criativa...
O Atelier de Escrita Criativa tem vindo a desenvolver as suas actividades com o empenho e criatividade, como já nos habituou no ano passado. Durante este primeiro Período Escolar já foi responsável por duas exposições na nossa Biblioteca: a primeira no S.Martinho, com umas magníficas quadras e a segunda, ainda patente no nosso espaço, com a magia do Natal.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Feira do Livro na Biblioteca!
Visita a nossa Feira do livro! Lá poderás encontrar excelentes livros para ti ou, quem sabe, para ofereceres a um amigo ou familiar especial!
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
domingo, 31 de outubro de 2010
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
O Plano Nacional de Leitura tem como grande meta criar condições para que os portugueses possam alcançar níveis de literacia em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida, possam interpretar a informação disponibilizada pela comunicação social, aceder aos conhecimentos da Ciência e desfrutar as grandes obras da Literatura.
Alunos, professores, pais e comunidade local envolvem-se em actividades de leitura e expressões. Para encontar sugestões de actividades e notícias sobre iniciativas do Plano Nacional de Leitura clique em:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/
Para consultar informações a nível nacional, sobre as Bibliotecas Escolares, entre no site da
Rede de Bibliotecas Escolares: http://www.rbe.min-edu.pt/
Alunos, professores, pais e comunidade local envolvem-se em actividades de leitura e expressões. Para encontar sugestões de actividades e notícias sobre iniciativas do Plano Nacional de Leitura clique em:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/
Para consultar informações a nível nacional, sobre as Bibliotecas Escolares, entre no site da
Rede de Bibliotecas Escolares: http://www.rbe.min-edu.pt/
Na Semana das Biblioteca escolares abra um livro...
Livro Fechado
“Era uma vez um livro. Um livro fechado. Tristemente fechado. Irremediavelmente fechado.
Nunca ninguém o abrira nem sequer para ler as primeiras linhas da primeira página das muitas que o livro tinha para oferecer.
Quem o comprara trouxera-o para casa e, provavelmente insensível ao que o livro valia, ao que o livro continha, enfiara-o numa prateleira, ao lado de muitos outros.
Ali estava. Ali ficou.
Um dia, mais não podendo, queixou-se:
– Ninguém me leu. Ninguém me liga.
Ao lado, um colega disse:
– Desconfio que, nesta estante, haverá muitos outros como tu.
– É o teu caso? – esclareceu o colega, um respeitável calhamaço.
– Estou todo sublinhado. Fui lido e relido. Sou um livro de estudo.
– Quem me dera essa sorte – disse outro livro ao lado, a entrar na conversa. –Por mim só me passaram os olhos. Página sim, página não…Mas enfim, já prestei para alguma coisa.
– Eu também – falou, perto deles, um livrinho estreito. – Durante muito tempo, servi de calço a uma mesa que tinha um pé mais curto.
– Isso não é trabalho para livro – estranhou o calhamaço.
– À falta de outro… – conformou-se o livro estreitinho.
Escutando os seus companheiros de estante, o livro que nunca fora aberto sentiu uma secreta inveja. Ao menos, tinham para contar, ao passo que ele… Suspirou.
Não chegou ao fim do suspiro, porque duas mãos o foram buscar, ao aperto da prateleira. As mãos pegaram nele e poisaram-no sobre uns joelhos.
– Tem bonecos esse livro? – perguntou a voz de uma menina, debruçada para o livro, ainda por abrir.
– Se tem! Muitos bonecos, muitas histórias que eu vou ler-te – disse uma voz mais grave, a quem pertenciam as mãos que escolheram o livro da estante.
Começou a folheá-lo, e enquanto lhe alisava as primeiras páginas, foi dizendo:
– Este livro tem uma história. Comprei-o no dia em que tu nasceste. Guardei-o para ti, até hoje. É um livro muito especial.
– Lê – pediu a voz da menina.
E o pai da menina leu. E o livro aberto deixou que o lessem, de ponta a ponta.
Às vezes vale a pena esperar.”
António Torrado
“Era uma vez um livro. Um livro fechado. Tristemente fechado. Irremediavelmente fechado.
Nunca ninguém o abrira nem sequer para ler as primeiras linhas da primeira página das muitas que o livro tinha para oferecer.
Quem o comprara trouxera-o para casa e, provavelmente insensível ao que o livro valia, ao que o livro continha, enfiara-o numa prateleira, ao lado de muitos outros.
Ali estava. Ali ficou.
Um dia, mais não podendo, queixou-se:
– Ninguém me leu. Ninguém me liga.
Ao lado, um colega disse:
– Desconfio que, nesta estante, haverá muitos outros como tu.
– É o teu caso? – esclareceu o colega, um respeitável calhamaço.
– Estou todo sublinhado. Fui lido e relido. Sou um livro de estudo.
– Quem me dera essa sorte – disse outro livro ao lado, a entrar na conversa. –Por mim só me passaram os olhos. Página sim, página não…Mas enfim, já prestei para alguma coisa.
– Eu também – falou, perto deles, um livrinho estreito. – Durante muito tempo, servi de calço a uma mesa que tinha um pé mais curto.
– Isso não é trabalho para livro – estranhou o calhamaço.
– À falta de outro… – conformou-se o livro estreitinho.
Escutando os seus companheiros de estante, o livro que nunca fora aberto sentiu uma secreta inveja. Ao menos, tinham para contar, ao passo que ele… Suspirou.
Não chegou ao fim do suspiro, porque duas mãos o foram buscar, ao aperto da prateleira. As mãos pegaram nele e poisaram-no sobre uns joelhos.
– Tem bonecos esse livro? – perguntou a voz de uma menina, debruçada para o livro, ainda por abrir.
– Se tem! Muitos bonecos, muitas histórias que eu vou ler-te – disse uma voz mais grave, a quem pertenciam as mãos que escolheram o livro da estante.
Começou a folheá-lo, e enquanto lhe alisava as primeiras páginas, foi dizendo:
– Este livro tem uma história. Comprei-o no dia em que tu nasceste. Guardei-o para ti, até hoje. É um livro muito especial.
– Lê – pediu a voz da menina.
E o pai da menina leu. E o livro aberto deixou que o lessem, de ponta a ponta.
Às vezes vale a pena esperar.”
António Torrado
terça-feira, 26 de outubro de 2010
domingo, 24 de outubro de 2010
Semana das Bibliotecas Escolares!
Convite a toda a comunidade escolar:
Visitem a nossa biblioteca durante esta semana!
Na próxima quinta-feira teremos o prazer de receber a escritora Maria Gracinda Coelho de Sousa que conta com vários livros publicados, e expostos na nossa BE, para que possas numa próxima visita usufruir de verdadeiros momentos de prazer ao ler os seus maravilhosos textos!
Destacamos alguns títulos da autora: "Bichos na palma da mão"; "A Revolta das Couves";" O Gotinhas nas Termas de São Jorge"; "Quinta das letras Felizes";"Histórias para contar de nariz no ar", entre outros.
Visitem a nossa biblioteca durante esta semana!
Na próxima quinta-feira teremos o prazer de receber a escritora Maria Gracinda Coelho de Sousa que conta com vários livros publicados, e expostos na nossa BE, para que possas numa próxima visita usufruir de verdadeiros momentos de prazer ao ler os seus maravilhosos textos!
Destacamos alguns títulos da autora: "Bichos na palma da mão"; "A Revolta das Couves";" O Gotinhas nas Termas de São Jorge"; "Quinta das letras Felizes";"Histórias para contar de nariz no ar", entre outros.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
FRASES VENCEDORAS: Concurso "A República numa frase"
Da Monarquia Portugal se libertou, e na República se transformou!
Sara Sampaio - 9.º B
A República é fruto da esperança e fé portuguesa.
Carolina Gonçalves - 9.º C
A República significa mudança, liberdade e fé!
0 Ana Rita Ferreira - 9.º C
Um marco na História do País! Finalmente a República em Portugal!
Leonel Salgado - 8.º D
A República significa mudança!
Liliana Sá - 9.º C
A implantação da Reúplica foi importante pois deu um novo caminho para Portugal.
Pedro Coelho - 9.º C
A República dá nome a Portugal!
Rui Silva - 8.º B
Subscrever:
Mensagens (Atom)









