quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Concurso: "Faça lá um Poema"


Dia Mundial da Poesia 2013


O Dia Mundial da Poesia é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e do
Centro Cultural de Belém com o apoio financeiro do Ministério da Educação.
No intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia,

O Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, convidam todas as escolas do país, públicas ou privadas, do 1º Ciclo ao Ensino Secundário, a participar no Concurso de Poesia
FAÇA LÁ UM POEMA.
O Concurso decorre entre Janeiro e Março de 2013 e terá a sua Final no dia 24 de Março de2013. Nesta data, celebra-se, no Centro Cultural de Belém [CCB], o DIA MUNDIAL DA POESIA em cujo Programa será integrado com uma simbólica entrega de prémios aos vencedores.


 


 

 


 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Vencedores do 2º ciclo - Concurso Mais e Melhores Leitores

1º Lugar:
                 Sérgio Gabriel Santos, 6ºJ

2º Lugar (em exequo):
                                        Jéssica Soares Cunha, 6º I
                           Mariana oliveira Pinho, 6º J
                                        Patrícia Beatriz Costa, 6º J

                                       

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Voluntários da Leitura

http://www.voluntariosdaleitura.org/

A leitura é a trave mestra da aprendizagem. Para ter êxito na escola, cada aluno tem absoluta necessidade de dominar esta competência.
Os voluntários de leitura contribuem para que cada criança leia mais e melhor.

Os voluntários de leitura facilitam o encontro entre livros e leitores. Ajudam a descobrir o prazer de ler.
A leitura, não é só para a escola, é para a vida.

 
 
Voluntários de leitura

O projeto Voluntários de Leitura, criado em 2012 pelo CITI (Universidade Nova de Lisboa) e coordenado por Isabel Alçada, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura.O projeto conta com a participação da Fundação Calouste Gulbenkian, da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, do Montepio Geral e do Observatório da Língua Portuguesa e trabalha em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Públicas.

As bibliotecas escolares são um lugar privilegiado para o desenvolvimento de iniciativas de voluntariado de leitura em parceria com as crianças e os jovens, de modo a ajudá-los a ler mais e melhor.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Prova de Escola: quarta-feira, dia 9 de janeiro de 2013 na BE

Semana da Leitura 2013


 
Entre 11 e 15 de março, a Semana da Leitura 2013 convida as escolas a criarem ambientes festivos em que se celebram a leitura e os livros.

A 7ª Edição da Semana da Leitura, centrada no MAR, propõe, a partir de leituras diversas, a abordagem de questões muito diversificadas e transversais relacionadas com esta temática.


No âmbito desta iniciativa, o Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular, promove o Concurso Eu Escrevo subordinado ao tema «Ler o MAR». Pretende-se, a partir de leituras diversas, premiar trabalhos que cruzem a LEITURA e o MAR nas suas múltiplas dimensões.

No sítio eletrónico da EMEPC estão disponíveis sugestões de atividades propostas no Kit do Mar apresentadas em fichas como “Mergulhar com a Menina do Mar”, “A arte e o mar!” ou “Mar de palavras”.

O prazo para apresentação dos trabalhos terminará no dia 31 de Março.

O Regulamento deste concurso poderá ser consultado no sítio do portal do Plano Nacional de Leitura

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Natal na Biblioteca!

Algumas turmas do 2º ciclo passaram na BE para verem o filme "A Idade do Gelo - Um Natal de Mamute" para entrarmos no espirito deNatal com muito bom humor!
 
 






segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Livro "Uma morte súbita" de J. K. Rowling





Uma Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J. K. Rowling, a mundialmente famosa «mãe de Harry Potter». Acolhido com enorme expectativa, este surpreendente romance sobre uma pequena comunidade inglesa aparentemente tranquila, Pangford, começa quando Barry Fairbrother, o conselheiro paroquial, morre aos quarenta e poucos anos. A pequena cidade fica em estado de choque e aquele lugar vazio torna-se o catalisador da guerra mais complexa que alguma vez ali se viveu. No final, quem sairá vencedor desta luta travada com tanto ardor, duplicidade e revelações inesperadas?
Um livro a não perder.


Read more: http://www.portaldaliteratura.com/livros.php?livro=5881#ixzz2EbQFicvL

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Livro: "A vendedora de Fósforos"

">
A magia do Natal está a chegar e a professora Luísa Fernandes está a trabalhar, com os alunos do 1ºciclo das Escolas da Murteira e Gavinho, este clássico de Christian Andersen.

 
" Numa cidade longínqua, por altura do Natal, os habitantes andavam muito atarefados a preparar a grande festa, a festa da família.
Todos os habitantes desse país estavam a decorar as suas casas, mas, uma menina pequenina, sozinha, pobre, pouco agasalhada e descalça andava no meio da rua a vender fósforos.
Ela tentava, tentava, mas nada conseguiu vender porque os habitantes desse país tinham objetos mais avançados para aquecer as suas casas, velas, isqueiros…
Após muito tentar, ela sentou-se no chão. Estava com muito frio e raspou com um fósforo na parede até ele fazer lume e sonhou com coisas que ela gostava. Primeiro, sonhou com uma lareira mas quando estava a aquecer-se, o fósforo apagou-se. De seguida, sonhou com um banquete mas quando ía para dar uma dentada, o fósforo apagou-se. Ainda sonhou a terceira vez, com um trenó a levá-la à sua casa e, lá dentro, estava a sua avó que já tinha falecido, a preparar o Natal. Ela e a avó estavam a festejar o Natal e já havia uma árvore de Natal muito linda.  Depois, ainda a sonhar, apareceu a sua avó e levou-a ao colo e, assim, ela adormeceu.
No fim, lá no céu, apareceu uma estrela cadente.

(Versão da história elaborada após o visionamento de um pequeno filme musicado)
Autores: Alunos da escola do Gavinho -  David Leite e Rafael Santos, 3º ano



 

Livro "O Espantalho Enamorado"

A professora Luísa Fernandes trabalhou esta bonita obra com alunos do 1º ciclo da Escola do Gavinho e da Murteira, e o resultado não poderia ser melhor: a criatividade está bem patentente nos trabalhos elaborados por todos!
 
"Nestas três semanas fizemos atividades relacionadas com a história “O Espantalho Enamorado”.
Lemos a história, fizemos duas fichas de trabalho e o reconto.
Com ajuda dos pais, construímos espantalhos muito engraçados.
Era uma bonita história, falava sobre um espantalho que estava apaixonado, mas não era fácil chegar ao seu amor.
Gostei de todas as atividade e achei engraçado usar materiais diferentes nos nossos trabalhos.
Eu recomendaria este livro a um amigo porque é muito bonito, fala de amor e amizade."
 
                                                                                                                                           Rodrigo nº 21



 

Vencedores do Concurso "Eu Gostei deste Livro"!

Inês Sousa, 8ºJ
Rodrigo Neto Costa, 5ºI
Magda Alves, 7º J
Cláudia Oliveira, 5º H

Vencedora do Concurso de quadras de S. Martinho: Maria João Rios do 6ºJ