sábado, 20 de abril de 2013

Cartazes para o Dia do Livro da nossa escola, com ilustrações muito especiais!




A professora Cristina Jorge elaborou estes cartazes para a comemoração  do dia do Livro na nossa escola, com um apoio, muito especial, de 3 alunos:  Marlene Pereira, Francisco Silva e Andreia Henriques.
Estão bem giros e apelativos! Obrigada aos envolvidos!

Arrancou, no nosso Agrupamento, o projeto de voluntariado da leitura com a professora Ana Saraiva na escola EB 1 da Relva, Esmoriz!

 "O Burro Eleutério e o Lobo Selvagem" foi o livro escolhido pela nossa voluntária da Leitura, professora Ana Saraiva, que deliciou a turma do 3º ano da Escola EB 1 da Relva, Esmoriz, com um conto que nos transportou para uma terra distante onde o valor da amizade falou bem alto.

"O Burro Eleutério e o Lobo Selvagem" é um livro destinado ao público mais jovem e conta a história de um velho burro, farto das canseiras dos trabalhos forçados, que em tempos sonhou ser livre para viver nas montanhas e correr o mundo. Baseada em acontecimentos verídicos, passados numa terra longínqua, esta história conta-nos o encontro do velho burro com um lobo selvagem a quem deverá servir de alimento. Um dia, a loucura dos homens ameaça a habitual rotina, provocando grande alvoroço pelo receio de uma tragédia. Mas, nada do que seria previsível acontece...






Para além da leitura, todos os presentes, afinaram bem a voz e cantaram a canção da bicharada! ( O livro vem acompanhado por CD musical com temas musicais relativos à temática).
Foi uma parte da tarde bem passada e divertida, onde a nossa voluntária  partilhou, excelentemente, o prazer de uma boa leitura e fez a estreia de uma experiência muito válida para todos os envolvidos. Muito obrigada prof. Ana!





sexta-feira, 5 de abril de 2013

Teatro na BE: Sketch "Informações do Mundo Sexual" pelo 9ºH
















A professora Paula Mingatos, no âmbito da Educação para a cidadania, conjuntamente com o  9ºH, apresentou na Biblioteca Escolar, um sketch sobre doenças sexualmente transmissíveis, métodos contracetivos e outros aspetos relacionados com o mundo sexual. As turmas que tiveram o privilégio de assistir estiveram bastante atentas à apresentação e  aos conteúdos apresentados.Os atores foram espetaculares e bastante aplaudidos! Parabéns à professora e aos alunos!!

Partilha de leituras na BE.











quarta-feira, 3 de abril de 2013

Visita da Escritora Sónia Abrantes à nossa escola

A professora e escritora Sónia Abrantes, autora do livro "Titia amanhã não vou vir", visitou a nossa biblioteca para nos falar da sua experiência de voluntariado em África,  mais exatamente em Lichinga, Moçambique. Esta temática é abordada no seu livro que, numa narrativa simples e cativante, nos faz viajar para uma realidade bem diferente da nossa, com o colorido característico das sociedades africanas. A escritora relata o seu dia-a-dia, as suas descobertas, as suas atividades letivas, as suas alegrias e momentos menos bons ao longo dos meses que lá esteve.
Tivemos oportunidade de visualizar as fotos que representam excelentemente tudo aquilo que viveu e os nossos alunos ficaram fascinados com as histórias e curiosidades de que nos foi falando. Os aspetos culturais africanos, o porquê de integrar um missão de voluntariado, as curiosidades sobre o povo de Lichinga, os hábitos e costumes dos "seus" meninos, etc., foram abordados e discutidos por todos os presentes.
Muito obrigada à escritora Sónia Abrantes, por nos ter proporcionado uma viagem maravilhosa!