quarta-feira, 21 de abril de 2010

Os livros da minha Infâcia...

Quando era miúda li alguns livros - bons e maus- que me marcaram até hoje...
Alguns deles viviam  na mesinha de cabeceira e eram lidos e relidos antes de adormecer, como se de um ritual se tratasse. Eram os famosos livros de banda desenhada do Tio Patinhas, do Mickey,do Peninha, do Cebolinha e outros do género que trocávamos constantemente com vizinhos e amigos e comprávamos usados, porque eram mais baratos...Sabia bem ler as mesmas histórias, apesar de já sabermos o fim...


Também adorava ler os livros da "Anita" e ficar maravilhada com as ilustrações coloridas que povoavam aquelas páginas maravilhosas... lia outros, da Heidi , do Marco, do Vickie, da Abelha Maia e..claro, ouvia as músicas da Ana Faria, do Areias, do Topo Gigio...(eu... e toda a gente, claro!!). 




Ria bastante com "Os desastres de Sofia",da colecção da Condessa de Ségur
Fui crescendo e tornei-me, mais tarde, fanática dos livros da Mafalda, dos Clube dos cinco e do Clube dos sete...


Os programas da televisão da década de 70 marcaram também a minha geração...
Quem,dessa altura não se lembra, do Vasco Granja e do seu programa de cinema de animação?
da "Pipi das Meias altas" ?
da série "Lassie"? e da série "Pedra Branca"?
O famoso "Verão Azul" deixava a criançada toda colada à televisão, assim como "O Sítio do Pica-Pau-Amarelo". A "Heidi", o "Marco", a "Abelha Maia", "Os Pequenos Vagabundos",o "Fungagá da Bicharada" o "Calimero- é uma injustiça, não é?"


Já um pouco mais tarde, no ciclo preparatório (actual 5º e 6º Anos) comecei a ler  outro tipo de livros. Lembro-me de como ri e chorei com "O Meu Pé de Laranja Lima" e como fiquei marcada para sempre com "O Diário de Ann Frank"...
É tão bom recordar...
Rosa Rebelo

Sem comentários:

Enviar um comentário