quarta-feira, 21 de abril de 2010

Os livros da minha Infâcia...

Quando era miúda li alguns livros - bons e maus- que me marcaram até hoje...
Alguns deles viviam  na mesinha de cabeceira e eram lidos e relidos antes de adormecer, como se de um ritual se tratasse. Eram os famosos livros de banda desenhada do Tio Patinhas, do Mickey,do Peninha, do Cebolinha e outros do género que trocávamos constantemente com vizinhos e amigos e comprávamos usados, porque eram mais baratos...Sabia bem ler as mesmas histórias, apesar de já sabermos o fim...


Também adorava ler os livros da "Anita" e ficar maravilhada com as ilustrações coloridas que povoavam aquelas páginas maravilhosas... lia outros, da Heidi , do Marco, do Vickie, da Abelha Maia e..claro, ouvia as músicas da Ana Faria, do Areias, do Topo Gigio...(eu... e toda a gente, claro!!). 




Ria bastante com "Os desastres de Sofia",da colecção da Condessa de Ségur
Fui crescendo e tornei-me, mais tarde, fanática dos livros da Mafalda, dos Clube dos cinco e do Clube dos sete...


Os programas da televisão da década de 70 marcaram também a minha geração...
Quem,dessa altura não se lembra, do Vasco Granja e do seu programa de cinema de animação?
da "Pipi das Meias altas" ?
da série "Lassie"? e da série "Pedra Branca"?
O famoso "Verão Azul" deixava a criançada toda colada à televisão, assim como "O Sítio do Pica-Pau-Amarelo". A "Heidi", o "Marco", a "Abelha Maia", "Os Pequenos Vagabundos",o "Fungagá da Bicharada" o "Calimero- é uma injustiça, não é?"


Já um pouco mais tarde, no ciclo preparatório (actual 5º e 6º Anos) comecei a ler  outro tipo de livros. Lembro-me de como ri e chorei com "O Meu Pé de Laranja Lima" e como fiquei marcada para sempre com "O Diário de Ann Frank"...
É tão bom recordar...
Rosa Rebelo

Ler, doce ler... de José jorge Letria.

Os nossos ilustres representantes no Concurso "Mais e Melhores Leitores", realizado na BMO!

Exposição de trabalhos de E.V. das professoras Paula Mingatos e Cristina Jorge na Biblioteca


Dia do Livro - 23 de Abril

Passa na nossa Biblioteca na próxima Sexta-feira - Dia do Livro e dos Direitos de Autor!
Óptimas surpresas esperam por ti!
Está patente na nossa BE uma exposição com a temática "Os livros que os meus pais liam" assim como uma exposição de objectos emblemáticos dos anos 60  e 70.

Projecto Bibliocaixas!

O projecto “Bibliocaixas” tem como principal objectivo a divulgação e circulação de novos títulos pelos vários agrupamentos do Concelho e, consequentemente, incentivar a criação de hábitos de leitura e de fruição cultural nos alunos da escola.


Para além disso pretende cativar os públicos tradicionalmente não utilizadores da Biblioteca Municipal e contribuir para fomentar a aprendizagem formal e não formal no seio da comunidade.

Utilizem os novos títulos disponíveis para este Período e que se encontram na Biblioteca da escola! (12 exemplares de cada)

Higiene Oral

O que é uma boa higiene oral?


"Uma boa higiene oral é aquela que resulta da remoção eficaz dos restos alimentares (principalmente após as refeições) e ao mesmo tempo impossibilita a “ligação” de um conjunto de bactérias aos dentes e gengivas, de forma a impedir a destruição dos dentes pela acção dessas bactérias. "
Esta e muitas outras informações importantes, foram transmitidas nesta sessão de informação e sensibilização para uma excelente higiene oral, e consequente boa saúde e estética da nossa boca e dentes, dinamizada pela professora Fátima Lopes, no âmbito do projecto "Promoção para a Educação e Saúde".



Dar as mãos pelo Haiti... Na nossa escola alunos, professores e funcionários formaram um enorme cordão humano!



quarta-feira, 3 de março de 2010

Semana da Leitura 2010.

Semana da Leitura


A Semana da Leitura é uma actividade que pretende celebrar o prazer de ler. Decorre preferencialmente na primeira semana de Março, mas, conforme se tem vindo a verificar, este período poderá ser reajustado às especificidades da programação anual de actividades de todos os que nela participam. A Semana da Leitura tem contado com a participação, o empenho, a diversidade e a capacidade de inovar dos muitos que têm aderido a este desafio e que se empenham em tornar a leitura um bem plenamente usufruído por crianças e jovens. A Semana da Leitura 2010 será um espaço de união e um tempo de partilha que contará com todos a ler

Semana da Leitura

José Jorge Letria sobre a Literatura Infantil:
“ É muito difícil, porque há um ponto de equilíbrio: é preciso que tenha qualidade e, ao mesmo tempo, seja perceptível pelas crianças, tanto na leitura imediata como nos sentidos que estão semiocultos. Faço minhas as palavras de Cecília Meireles, a quem um dia perguntaram como é isso de escrever para crianças – e ela respondeu ‘é exactamente o mesmo que escrever para adultos, só que melhor’”

Na nossa biblioteca está patente uma exposição sobre a vida e obra do escritor José Jorge Letria. Passa por lá! Esta semana estão a decorrer várias actividades relacionadas com a Semana da Leitura e algumas turmas já tiveram a oportunidade de assistir a diferentes horas do conto, entre outras actividades. Está atento às surpresas!