segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

É oficial:o Amor está a chegar à nossa Biblioteca!


Livros que podes encontrar na nossa Biblioteca!!
Letra da Música "Gosto de ti" do cantor português André Sardet!
Inspira-te!

Já pensei dar-te uma flor, com um bilhete, mas nem sei o que escrever.
Sinto as pernas a tremer, quando sorris pra mim, quando deixo de te ver.
Vem jogar comigo um jogo, eu por ti e tu por mim.
Fecha os olhos e adivinha, quanto é que eu gosto de ti.
(Refrão)
Gosto de ti, desde aqui até à lua.
Gosto de ti, desde a Lua até aqui.
Gosto de ti, simplesmente porque gosto.
E é tão bom viver assim.
Ando a ver se me decido, como te vou dizer, como hei-de te contar.
Até já fiz um avião, com um papel azul, mas voou da minha mão.
Vem jogar comigo um jogo, eu por ti e tu por mim.
Fecha os olhos e adivinha, quanto é que eu gosto de ti.
(Refrão)
Gosto de ti, desde aqui até à lua.
Gosto de ti, desde a Lua até aqui.
Gosto de ti, simplesmente porque gosto.
E é tão bom viver assim.
Quantas vezes eu parei à tua porta.
Quantas vezes nem olhaste para mim.
Quantas vezes eu pedi que adivinhasses.
Quanto é que eu gosto de ti.
(Refrão)
Gosto de ti, desde aqui até à lua.
Gosto de ti, desde a Lua até aqui.
Gosto de ti, simplesmente porque gosto.
E é tão bom viver assim.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Autor do mês: Graça Gonçalves

Graça Gonçalves

Graça Gonçalves, escritora e médica, tem vindo a realizar, desde há mais de vinte anos, um trabalho pioneiro, centrado na temática dos afetos, que é reconhecido e recomendado por várias entidades.

Quando os seus livros já eram publicados pela Bertrand, Caminho e Ambar, cria a Gostar Editora só com a finalidade de edificar o Lugar dos Afectos («Gostar, título que só por si resume as metas desta empenhada médica e escritora, com um olhar onde cabe todo o entendimento e amor possíveis», (Maria Rosa Colaço).

                                                               Fundação Graça Gonçalves
A Fundação Graça Gonçalves, instituição sem fins lucrativos, foi constituída em 29 de Junho de 2006 (ver Reconhecimento pelo Ministério da Administração Interna) para assegurar a conclusão, o funcionamento e a animação do Lugar dos Afectos, um espaço de cariz social e cultural onde se deseja que «todos, em qualquer idade, possam tentar, emoção a emoção, descobrir um dos caminhos, nem que seja só um pequeno carreirinho, para chegar ao coração dos outros e ao coração de si próprios».

Lugar dos Afectos : Vale a pena visitar!

Onde se situa
O Lugar dos Afectos localiza-se em Eixo, Aveiro.
Lugar dos Afectos e Casa da Harmonia

Rua de Nossa Senhora da Graça, nº78
Eixo 3800-812 Aveiro
Telefone e Fax: 234 933 838
E-Mail: lugardosafectos@lugardosafectos.pt
casadaharmonia@lugardosafectos.pt

http://www.gostar.pt/autora.aspx

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

in "Jornal Praça Pública" (18 de janeiro de 2012)


“Perspectiva histórico-contemporânea da educação física em Portugal”: EB 2, 3 de Maceda foi a escolhida para o lançamento do livro
A EB 2, 3 de Maceda recebeu, na passada quinta-feira, a apresentação do livro "Perspectiva histórico-contemporânea da educação física em Portugal", da autoria de António Moreira. Cerca de duas dezena de pessoas compareceram na biblioteca do estabelecimento de ensino, onde também esteve patente a exposição "Hora do Recreio".Foi com muita gratidão que Brites Marques, diretora do Agrupamento de Escolas de Maceda e Arada, recebeu o escritor. "É uma honra ter o autor do livro na nossa escola", sustentou a representante máxima do estabelecimento de ensino, acrescentando que aquele dia era também especial pela mostra patente, que surgiu, segundo Brites Marques, da parceria estabelecida entre bibliotecas e museus do concelho.

                                                                                                             Sandrine Oliveirasandrine@pracapublica.com

domingo, 22 de janeiro de 2012

Semana da Leitura 2012

Já está decidida a temática para a Semana da Leitura deste Ano: Cooperação/ Solidariedade!
Assim o convite está já no ar: TODOS a lerem, com TODA A GENTE, em TODO O LADO!
Entre 5 e 9 de Março de 2012, propõe-se, a partir de leituras diversas, a abordagem de questões transversais que preocupam o mundo atual e que, estando relacionadas com a temática proposta para esta edição, abordem áreas que podem ir da cooperação entre etnias e culturas ou entre meios rurais e meios urbanos, até preocupações relacionadas com a educação, a saúde, o lazer, os recursos naturais ou as fontes de energia. No âmbito desta iniciativa, o Plano Nacional de Leitura, em parceria com o Banco Popular, promove, no presente ano, um concurso subordinado à temática central da Semana da leitura, convidando as escolas não agrupadas/ os agrupamentos de escolas a participarem no Concurso «Eu conto!». Pretende-se, assim, a partir de leituras diversas, premiar a criação de um conto ou, para os mais pequenos, a ilustração de uma história anteriormente ouvida ou lida. A inscrição no concurso faz-se através do envio de uma mensagem eletrónica da responsabilidade da direção do agrupamento/ da escola não agrupada, para o endereço euconto.euleio@gmail.com, entre os dias 1 e 31 de Março de 2012, conforme disposto no Regulamento do Concurso.

Banda Desenhada em estilo manga (japonesa)

A banda desenhada no estilo manga (japonesa)começa a ter presença cada vez maior em Portugal.Surgiu agora a revista trimestral "Banzai" que publica histórias de autores portugueses e, ocasionalmente, de autores estrangeiros. Os novos talentos terão agora a oportunidade de ver os seus trabalhos publicados e sujeitos à crítica dos leitores.
BANZAI é uma revista trimestral de banda desenhada no estilo manga (BD no estilo nipónico). É o resultado da crescente popularidade deste tipo de banda desenhada no nosso país, e do Projecto Sempai da NCreatures.
Manga - banda desenhada japonesa Manga (deve ler-se "mangá" ou "man-gá") é a palavra que dá nome às revistas de banda desenhada japonesa. Não confundas com "animê", que são os filmes de desenhos animados do Japão.
Sabes o que significa "manga"? Traduzindo literalmente significa "desenhos irresponsáveis" e é um termo que foi usado pela primeira vez pelo cartoonista e ilustrador Katsushi K Hokusai, em 1814. O termo referia-se a desenhos que faziam troça de situações políticas e sociais e que eram feitos por ele e por outros desenhistas da época. O responsável pela criação de um padrão de banda desenhada tipicamente japonesa foi Osamu Tezuka.
Mas afinal o que é que o manga tem de tão especial? Bom, em primeiro lugar a maneira como a história é contada assemelha-se à dos filmes, dividindo em vários quadrinhos o que normalmente era mostrado em um só. Depois os próprios bonecos têm um estilo muito próprio, com olhos grandes e expressivos, inspirados em personagens de Walt Disney (como o Bambi) e na maquilhagem do teatro tradicional "takarazuka". As criações de Tezuka incluem desenhos que se tornaram famosos em todo o mundo como Ribbon no Kishi (A Princesa e o Cavaleiro), Jungle Taitei (Kimba) e Tetsuwan Atom (Astro Boy), especialmente depois de serem adaptados para animê.

Guimarães - Capital da Cultura 2012

"Os nossos afectos”, título escolhido para o espectáculo idealizado pelo guitarrista vimaranense Manuel D’ Oliveira, abriu com a flauta de Rão Kyao e a actuação de um grupo de dançarinos que foi traçando quadros evocativos da história da cidade Guimarães ao som da Fundação Orquestra Estúdio. Numa grande tela no fundo do palco iam sendo projectados esboços de edifícios emblemáticos da cidade Património Mundial da Humanidade quando um grande cortejo de figuras históricas entrou em cena, guiado pelo Grupo de Caixas e Bombos Nicolinos. Após o quadro marcado pelo período medieval, surgiu na tela uma projecção do mar, sinal dos Descobrimentos e de uma evocação da lusofonia, que contou com a voz e a guitarra do brasileiro Chico César, com o fado de Cristina Branco e novamente com a flauta de Rão Kyao. Foi à fadista que coube fazer a passagem para o futuro com uma música evocativa de 2012, a que se seguiu a entrada em palco dos dançarinos, já em trajes contemporâneos, e a projecção na tela de frases como “o que é verdadeiramente tradicional é a evocação do futuro” e de símbolos da Capital Europeia da Cultura. Com enormes balões saltando sobre o público e a actuação do grupo coral “A Outra Voz”, constituído no âmbito da área Comunidade da CEC, o espectáculo terminou em tom de festa ecoando no Pavilhão Multiusos frases como “vamos descobrir”, vamos agitar”.
in Jornal "Público" 21 de Janeiro de 2012

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Lançamento do Livro "Perspectiva Histórico - Contemporânea da Educação Física em Portugal"

Foi com bastante orgulho que a nossa Biblioteca Escolar "Além das Letras" foi palco, na última quinta-feira, num final da tarde muito cultural, do lançamento do livro "Perspectiva Histórico - Contemporânea da Educação Física em Portugal".  A professora de História e Geografia de Portugal, Branca Santos ( elemento da nossa Equipa da BE), falou-nos um pouco sobre o autor e fez uma interessante resenha da obra.
Esta obra ajuda-nos a compreender a evolução da Educação Física em Portugal e a formação dos seus profissionais durante o último século.
Dois dos principais aspectos da obra dizem respeito aos principais momentos históricos da Educação Física em Portugal e de como os seus profissionais foram construindo uma identidade profissional.





Simultâneamente com o lançamento do livro foi inaugurada a exposição "A sala de aula no tempo dos meus pais e avós", também no espaço da BE. Os alunos do 9º A, Sofia Ferreira e Emanuel Ferreira, vestidos a rigor, tornaram a nossa exposição muito mais interessante, ou não fossem eles a imagem viva dos jovens com participação, sempre alegre e ativa, nas atividades promovidas no Agrupamento.
J. ANTÓNIO MOREIRA (Doutor e Mestre em Ciências da Educação)
Autor do Livro : "Perspectiva Histórico - Comtemporânea da Educação Física em Portugal"

Agradecemos muito a presença do autor que nos presenteou (e, cá para nós, nos deixou muito orgulhosas!) com a escolha do nosso espaço para lançar o seu livro!

Exposição na BE: A sala de aula no tempo dos meus pais e avós!










quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Exposição na BE : "A sala de aula no tempo dos nossos pais e avós".O Museu vem à escola!!

A Biblioteca Escolar vai ter patente a partir do dia 12 de janeiro, uma exposição onde poderás ver alguns dos objetos mais emblemáticos das salas de aula do tempo dos nossos pais ou avós. A exposição terá objectos de grande valor patrimonial, cedidos gentilmente pelo Museu escolar Oliveira Lopes.
Nâo podes perder a oportunidade de ver de perto material didático, mobiliário, brinquedos e outros objectos que estiveram a uso sobretudo no tempo do Estado Novo!





 O Museu Escolar Irmãos Oliveira Lopes, inaugurado em 1996, tem como missão preservar e divulgar a memória e o património da Escola Primária Oliveira Lopes e seus beneméritos. A sua coleção é resultado da recolha de peças e documentos efectuada pelo professor Joaquim de Almeida Pinho, que naquela escola leccionou mais de três décadas. Destacam-se inúmeras peças de elevado valor patrimonial, nomeadamente, mobiliário, material didáctico, brinquedos e a temível palmatória, mais conhecida como a “menina dos 5 olhos”.