A banda desenhada no estilo manga (japonesa)começa a ter presença cada vez maior em Portugal.Surgiu agora a revista trimestral "Banzai" que publica histórias de autores portugueses e, ocasionalmente, de autores estrangeiros. Os novos talentos terão agora a oportunidade de ver os seus trabalhos publicados e sujeitos à crítica dos leitores.
BANZAI é uma revista trimestral de banda desenhada no estilo manga (BD no estilo nipónico). É o resultado da crescente popularidade deste tipo de banda desenhada no nosso país, e do Projecto Sempai da NCreatures.
Manga - banda desenhada japonesa Manga (deve ler-se "mangá" ou "man-gá") é a palavra que dá nome às revistas de banda desenhada japonesa. Não confundas com "animê", que são os filmes de desenhos animados do Japão.
Sabes o que significa "manga"? Traduzindo literalmente significa "desenhos irresponsáveis" e é um termo que foi usado pela primeira vez pelo cartoonista e ilustrador Katsushi K Hokusai, em 1814. O termo referia-se a desenhos que faziam troça de situações políticas e sociais e que eram feitos por ele e por outros desenhistas da época. O responsável pela criação de um padrão de banda desenhada tipicamente japonesa foi Osamu Tezuka.
Mas afinal o que é que o manga tem de tão especial? Bom, em primeiro lugar a maneira como a história é contada assemelha-se à dos filmes, dividindo em vários quadrinhos o que normalmente era mostrado em um só. Depois os próprios bonecos têm um estilo muito próprio, com olhos grandes e expressivos, inspirados em personagens de Walt Disney (como o Bambi) e na maquilhagem do teatro tradicional "takarazuka". As criações de Tezuka incluem desenhos que se tornaram famosos em todo o mundo como Ribbon no Kishi (A Princesa e o Cavaleiro), Jungle Taitei (Kimba) e Tetsuwan Atom (Astro Boy), especialmente depois de serem adaptados para animê.
Sem comentários:
Enviar um comentário